14 de novembro de 2013

Aproveitamento integral dos alimentos


Você já ouviu falar em aproveitamento integral dos alimentos?

        Aproveitamento integral dos alimentos significa aproveitar integralmente o que o alimento tem a oferecer, simples assim! Você pode aproveitar as cascas das frutas, os talos dos folhosos, as folhas de tubérculos e o que mais sua imaginação permitir. Legal, mas o que tudo isso tem a ver com você mãe?!?!

       Depois que nossos filhos passam a comer, a quantidade de lixo orgânico, este proveniente de cascas de frutas, de verduras e tubérculos, aumenta consideravelmente, certo?! Pois é, e você já parou pra pensar que tudo isso pode se transformar em alimento e que você pode diminuir a produção de lixo(a não ser que você faça compostagem de todo este resíduo).
      E se eu te falar que em algumas situações as cascas e talos possuem mais nutrientes que as próprias frutas, verduras e hortaliças. Por exemplo: a casca da batata tem mais vitamina C que a própria laranja, e a cascas da laranja, tangerina e limão possui 20% mais antioxidante que a polpa da fruta. A casca de uma goiaba tem três vezes mais proteínas e 40% mais fibras que a polpa e quantidade de proteína na casca da maçã é quase o dobro da parte branca, além de ter três vezes mais fibras e vitamina C.
      E tantos outros alimentos possuem diversos nutrientes importantes na sua casca ou talo, e já que alguns não dão para comer com casca crua, existem várias receitas que dá pra aproveitar estas partes. Pronto, algumas boas razões para aprender aproveitamento integral dos alimentos, a criançada e toda família ficam bem nutrida e ainda de quebra reduzimos a produção de lixo!
     Você pode fazer um bolo com a casca do mamão, da abóbora, da banana e com a laranja inteira. Tortas salgadas e farofas deliciosas com talos de agrião, couve, brócolis, couve-flor, folhas de beterraba e cenoura, que ficam além de saborosas pra lá de nutritivas!
     Sucos com casca de abacaxi e manga, compotas com a casca da laranja, do maracujá (parte branquinha) e até o brigadeiro que toda criança adora, com a casca da banana ele fica super nutritivo. Enfim, receitas criativas é que não faltam para você aproveitar todo este alimento que muitas vezes se perde no lixo.
Então nas próximas compras na feira lembre de pedir para deixar as folhas da couve-flor, do brócolis, da cenoura, da beterraba... E quando chegar em casa lave bem tudo antes de guardar e quando for usar lave com água, esponja e sabão neutro, e depois enxágüe bem. Com as folhas mais sensíveis, que não dá para lavar com esponja, coloque de molho por 15 minutos em uma solução de 1 litro de água para 1 col de sopa de água sanitária (ela mata os microorganismos), depois enxágüe bem.

      E aí, já ficou com vontade de colocar em prática tudo isso e surpreender a família com uma receita inusitada?! Então aqui vai uma receita de brigadeiro com a casca da banana, chama a criançada e bora fazer brigadeiro (nutritivo hein!!!).

Brigadeiro com casca de banana
Ingredientes
Casca de 6 bananas
½ xic de água
¼ xic de açúcar
1 lata de leite condensado
4 col de achocolatado em pó
1 col de sopa margarina
Chocolate granulado para decorar

Preparo
Lave a casca antes de descascar a banana com água, esponja e sabão
Liquidifique as cascas com a água até ficar uma patinha sem pedaços (ela escurece um pouco, pois é a oxidação natural da fruta)
Em um panela coloque esta pastinha com o açúcar e mexa em fogo médio até secar toda água.
Misture o restante dos ingredientes e prossiga como o brigadeiro tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário