23 de julho de 2014

Tá difícil saber o que é saudável para oferecer as crianças? Veja estas dicas!


Hoje em dia muitas famílias buscam uma alimentação saudável e consciente, e muitas já incluem esta alimentação desde cedo nos hábitos alimentares das crianças. Mas às vezes, sem saber, consomem alimentos industrializados, que dizem ser saudáveis, mas na verdade eles escondem vários nutrientes não tão saudáveis, ou em quantidades maiores do que deveriam.

Então vamos esclarecer um pouco sobre alguns alimentos industrializados que muitas mães costumam oferecer a seus filhos, pensando que estão fazendo um bem na alimentação deles.

No topo dos alimentos que dizem ser saudáveis, mas não são tão assim, estão os iogurtes e petit suisse. Eles enfatizam que são ótimas fontes de cálcio, nutriente que toda criança precisa para ter ossos e dentes saudáveis. Mas existem outras maneiras e outras fontes que as mães podem optar, já que além do cálcio eles possuem muito açúcar, corantes e conservantes, que muitas vezes chega ser difícil até de pronunciar o nome, concordam. Então, melhor do que isso são opções caseiras de iogurtes com frutas (bater iogurte natural com frutas in natura - aquele mamãe que você compra especialmente pra você quando está de dieta, pois não tem açúcar e nem corantes!!!) e para petit suisse, venho em breve publicar uma receita caseira!

Depois temos os cereais matinais, flocos de milho açucarados, granola com xarope de milho, barra de cereais com xarope de milho, que possuem fibras, mas em contrapartida possuem muito açúcar, proveniente da própria sacarose ou xarope de milho, glucose e outros. Opte por flocos de milho sem açúcar, faça sua própria granola e barra de cereais com ingredientes sem conservantes e com pouca quantidade de açúcar. É mais fácil do que você pode imaginar, vou deixar aqui uma receita de barra de cereais que fica uma delícia!

E a famosa gelatina, rica em colágeno?! Esta até as mamães consomem, para deixar a pele firme! Mas ela não é tudo isso que se fala por aí... Ela possuí colágeno, mas em quantidades pequenas, o que precisaria consumir muita gelatina para ter o seu efeito benéfico, mas não vamos entrar nesta questão agora, o foco aqui são as crianças! 

        As gelatinas comuns, possuem altas concentrações de açúcar, corantes e em algumas, mesmo não sendo diet, possuem adoçantes, o que não é recomendado para crianças (aqui tem uma matéria com minha colaboração só sobre as gelatinas). Existem opções industrializadas com corantes naturais, porém possui açúcar em níveis consideráveis, mas este na versão orgânica, uma opção para crianças que não tem problema com sobre peso e consomem pouco açúcar no restante da dieta. E você também pode fazer sua própria receita de gelatina com frutas in natura e utilizando gelatina incolor ou ágar agar. receitinha aqui

Produtos integrais, pães, bolos, biscoitos... bom pra ser integral precisa ter mais farinha integral do que farinha branca. Basta olhar na lista de ingredientes e ver quem aparece primeiro dos dois! Muitos produtos que dizem ser integral possuem mais farinha branca do que cereais e farinha integral, fique de olho no rótulo.

Na verdade, esta é uma dica para você saber o que está comprando sempre. Na lista de ingredientes eles estão descritos sempre na ordem decrescente (isto é lei), então observe sempre esta lista, nela você pode ver se o açúcar (seja açúcar, açúcar invertido, xarope de milho, sacarose...) está logo nos primeiros ingredientes, se possuem corantes e conservantes artificiais (eles possuem nomes bem diferentes, eu diria esquisitos, então não é tão difícil identifica-los) e se o alimento é integral ou não.

Claro que existem muitos outros vilões nos alimentos industrializados, mas penso que estes são os que mais se passam por “bonzinhos” e chegam na dieta dos pequenos.

E se você tem alguma dúvida em relação à alimentação de seus filhos, precisa de uma assessoria, entre em contato! Será um prazer lhe auxiliar e auxiliar sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário