12 de agosto de 2014

Dar ou não leite de vaca e derivados para menores de 1 ano?






    Nessa onda da industrialização vejo por ai muitas mães questionando ou já oferecendo produtos lácteos para as crianças antes mesmo de se completar seu primeiro ano de vida, seja petit suisse, iogurtes ou bebidas lácteas, ou ainda as fórmulas infantis que possuem o leite de vaca em sua composição.
    Algumas que oferecem sem questionar afirmam que quando crianças consumiram desde certa idade e não aconteceu nada, estão vivas!
    Mas se refletirmos sobre o assunto vem uma avalanche de informações, que certamente não caberá neste único post. Então vamos com calma e começar do começo!
    O leite de vaca e seus derivados possuem uma proteína que para crianças menores de 1 ano é de difícil digestão. O organismo do ser humano foi desenvolvido para receber o leite materno, que possui todos nutrientes necessários para seu desenvolvimento, enquanto que o leite de vaca, a natureza o fez para o bezerro. Algumas crianças que recebem o leite de vaca,seja em fórmula infantil ou até mesmo em outra apresentação, estão sujeitas a desenvolver alergia a proteína do leite de vaca. E esta alergia pode ocasionar sintomas que muitas vezes são de difícil diagnóstico, pois seus sintomas são muito similares a outros quadros clínicos. Por exemplo: dermatite atópica, asma, rinite, coceira nos olhos, constipação ou diarréia, são algumas reações do sistema imune contra esta proteína, ou seja, um quadro de alergia. (Sugiro que leia www.alergiaaoleitedevaca.com.br) Diferentemente da intolerância a lactose, que é a produção insuficiente ou não produção da enzima lactase para digestão do açúcar que contém no leite a lactose, mas este quadro é mais comum em crianças maiores ou adultos, e pode ser temporário.
 

    O problema é que muitas vezes não é diagnosticada corretamente, e após os dois anos de idade a tendência é que o organismo se adapte a esta situação, porém alguns sitomas permanecem até a vida adulta.
    Além da alergia a proteína do leite de vaca, muitos estudos apontam que,lactentes que consomem leite e derivados, possuem maior incidência de anemia ferropriva. Outros demonstram uma prevalência de obesidade infantil, e demais na vida adulta ocasionam outros problemas de saúde.
    A Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde, OMS e Academia Americana de Pediatria NÃO recomenda leite de vaca e seus derivados para menores de 1 ano de idade. Então questione seu pediatra caso ele tenha lhe orientado este consumo antes de 1 ano de idade.
    Caso o objetivo do consumo de leite e seus derivados seja a ingestão de cálcio, saiba que muitos outros alimentos possuem este mineral em concentrações tão altas e de biodisponibilidade tão boa quanto o leite, por exemplo: vegetais de cor verde-escura, como brócolis, couve, agrião, mostarda, além do repolho, nabo e peixes de ossos moles, como o salmão e a sardinha, e também sementes como o gergelim são ótimas fontes de cálcio.
    Além disso, os produtos lácteos industrializados como petit suisse, iogurtes e bebidas lácteas possuem concentrações elevadas de açúcares, assim como corantes e aditivos químicos adicionados. O que vai contra a uma alimentação saudável na infância e principalmente na introdução dos alimentos a partir dos seis meses de idade, onde a base desta alimentação deve ser de alimentos naturais ou in natura, sendo frutas, vegetais, cereais e carnes magras, além é claro do aleitamento materno até os dois anos de vida, e orienta-se a não adição de açúcares nas preparações.



    Portanto não existe uma real necessidade de oferecer estes alimentos antes de 1 ano ou até mesmo 2 anos de idade, dentro de uma alimentação equilibrada e saudável as crianças terão todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Alimentos industrializados em geral as crianças terão uma vida toda para experimentarem, mesmo que não seja saudável, pois inevitavelmente isto acontece, mas se a base de seus hábitos alimentares foi desenvolvida e solidificada antes dos 2 anos de idade de maneira saudável e equilibrada, as chances desta criança manter estes hábitos são bem maiores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário