23 de setembro de 2014

Vamos falar sobre PROBIÓTICOS...

O que são probióticos?
    São cepas vivas de bactérias não patogênicas que colonizam o intestino e atuam modificando a flora intestinal. Quando administrados em doses adequadas possuem efeito benéfico ao organismo.

    Mas qual relação dos probióticos com a nutrição infantil?
Os probióticos estão relacionados diretamente com a defesa do organismo contra microorganismos patogênicos no lúmen intestinal, na modulação da resposta imunológica, no desenvolvimento e reforço da barreira intestinal e na síntese de vitaminas.

Como tudo começa...
    Desde o primeiro suspiro que damos ao nascer, as bactérias começam a fazer parte do nosso organismo, sejam elas patogênicas ou benéficas para o nosso organismo. Algumas das bactérias benéficas que colonizamos, são transmitidas da própria mãe, seja pela via de nascimento (quando o nascimento é por parto normal, muitas bactérias benéficas são transmitidas para o bebê) e principalmente pelo leite materno.
    E foi justamente através do leite materno de uma mãe peruana que foi isolado um importante probiótico, o Lactobacillus reuteri.
Olha ele aqui!
    O mais interessante deste probiótico é que ele é capaz de atuar em algumas situações muito comuns dos lactentes e crianças com idade escolar, como por exemplo:
  • Amenizar a cólica do recém nascido e do lactente;
  • Melhorar sintomas de regurgitação do lactente;
  • Melhorar os sintomas de gastrointerite aguda ou diarréia infecciosa;
  • Melhora na constipação intestinal.
 
Qual mãe não passou por pelo menos uma dessas situações?!
     E além de atuar beneficamente no tratamento destas situações clinicas, os probióticos previnem o aparecimento de doenças infecciosas oportunistas, especialmente em lactentes e crianças que começam a frequentar a escola ou creche.

    Agora você já sabe que utilizar probióticos pode auxiliar e melhorar a manutenção da saúde de seu filho e sua também, pois os probióticos também possuem efeitos benéficos nos adultos.

    Para saber como incluir os probióticos nas sua dieta, consulte um nutricionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário